Casa do Oleiro

Casa do Oleiro


 
InícioPortalCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos

Compartilhe | 
 

 A maior flor do mundo

Ir em baixo 
AutorMensagem
Maurício de Souza Lino
Admin
avatar

Mensagens : 341
Data de inscrição : 07/01/2013
Idade : 59
Localização : Campos do Jordão - SP - BR

MensagemAssunto: A maior flor do mundo   Dom 24 Fev 2013 - 20:36




Descoberta em Sumatra em 1818 pelos exploradores ingleses Stamford Raffles e Joseph Arnold, a Rafflesia Arnoldii (em homenagem aos descobridores) desenvolve uma flor de quase um metro de diâmetro que pode pesar mais de 10 quilos. A flor alimenta-se de insetos que ficam presos em uma substância pegajosa produzida por ela. A espécie é natural das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia e recebeu o apelido apropriado de flor-monstro: além do líquido pegajoso, a flor tem ...


uma outra característica peculiar, o de possuir um aroma pestilento (alguns dizem que tem cheio de carne podre) que também serve para atrair insetos e desta forma polinizar-se.



Ademais é uma planta parasita que sobrevive retirando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. Ela não faz a fotossíntese, não tem folhas, caule ou raiz. O corpo da planta é composto apenas por uma rede de pequenos vasos conectados à planta hospedeira. Sua flor, que pode demorar até um ano para desabrochar, é essencial para a propagação da espécie já que as grandes pétalas possuem muito mais osmóforos, células produtoras de perfume para atrair as moscas que polinizam a flor.



O mesmo "perfume" que seduz as moscas afasta qualquer observador. Não é à toa que o fedor de carniça exalado pela Rafflesia tenha lhe rendido outro apelido: lírio-podre.

Fonte: Metamorfose Digital
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://casadooleiro.livreforum.com
 
A maior flor do mundo
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Casa do Oleiro :: Casa do Oleiro :: Curiosidades-
Ir para: